Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

02/02/2015

MF faz pedido com 5.500 vagas para concursos de níivel médio e superior.

Na última sexta-feira, dia 30, o órgão reafirmou o pedido e disse que, no momento, a discussão junto ao Planejamento envolve a disponibilidade de recursos no orçamento da União para este ano, cuja proposta do poder Executivo deve ser votada no Congresso Nacional neste mês de fevereiro. Somente após a aprovação e sanção do orçamento é que os concursos e nomeações começarão a ser liberados pelo Ministério do Planejamento.

O Ministério da Fazenda solicitou ao Ministério do Planejamento 5.500 vagas para os novos concursos da área administrativa do órgão planejados para este ano. Desse total, 3 mil são apenas para assistente técnico-administrativo, cargo que tem exigência apenas do ensino médio completo e dá direito a estabilidade e remuneração de R$3.671,82 por mês, já no início da carreira. As outras 500 vagas pedidas são para analista técnico-administrativo, de nível superior, com iniciais de R$4.884,02.
A maior parte das vagas deverá ser para atuação na Receita Federal, que já havia apontado que solicitou concurso para a área de apoio (o pedido é feito à Fazenda, que repassa ao Planejamento).

O presidente do Sindfazenda criticou o quantitativo solicitado. Para ele, deveriam ter sido solicitadas pelo menos 5 mil vagas, que, afirma, é o déficit apontado em levantamento feito em 2013 pelo próprio Ministério da Fazenda. Na opinião do sindicalista, o estudo já estava defasado em função do alto índice de evasão no setor. \"A solicitação também está defasada, porque a permanência dos atuais servidores é incerta\", afirmou o sindicalista, que defende a reestruturação da carreira, como forma de conter a saída de pessoal.
No concurso do ano passado, as provas foram sobre Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos. No caso de analista, o último concurso, para 192 vagas, foi aberto em 2013, tendo sido admitida a formação superior em qualquer área para o ingresso no cargo.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora