Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

15/12/2014

Candidatos vão passar o final de ano estudando!!! Confira a reportagem!

O período de festas de fim de ano, com o Natal e o Ano Novo, é sinônimo de descanso para muitas pessoas, mas os candidatos que estão estudando para concursos públicos não pensam em ‘tirar férias’ dos livros durante os dias de folga.

\"Só vou parar de estudar na noite de Natal e ano novo, senão minha família me mata. Voltarei logo para meus livros, apostilas e cursinho\", afirma Érika Pacheco, de 32 anos. Ela pretende fazer o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que pode ter o edital publicado em 2015.
A fisioterapeuta Christiane Cardoso, de 44 anos, também não vai deixar os estudos de lado. Ela e Érika até montaram um grupo de estudos para não perder o pique. \"Estou focada no INSS e aproveitarei que muitos concorrentes vão dar uma pausa para ganhar mais experiência. Tirarei dezembro para refazer as provas anteriores e treinar bastante\", conta.
Luanda Rudino, de 32 anos, também pretende conciliar as comemorações de fim de ano com sua programação de estudos. \"Estou me preparando para o concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e pretendo conciliar os estudos com as festa. E assim que o próximo ano começar vou focar em exercícios cobrados pela banca.\"
Vale estudar?
Segundo especialistas ouvidos pelo G1, os candidatos podem curtir as festas de fim de ano, mas sem descuidar dos estudos. \"Uma pausa para o descanso é fundamental, mas recomendo moderação, pois, se houver exageros nas comemorações, o plano de estudo poderá ser prejudicado\", diz Marcelo Marques.
Gladstone Felippo, professor de cursinho, lembra que todos precisam ter momentos de lazer, descanso e descontração, por isso as festas de fim de ano são uma boa oportunidade para aliviar a tensão dos estudos. \"O que não pode acontecer é ficar muito tempo sem estudar, pois se acostumar a estudar é muito difícil, mas se acostumar a não estudar é fácil demais. O candidato não pode dar essa bobeira\", alerta.
Os candidatos que têm prova marcada logo no início de 2015 devem ter cuidado redobrado para não \"curtir\" demais e perder tempo de estudo. \"Ainda que seja válido comemorar as festas de fim de ano, o foco em ser aprovado deve prevalecer, sendo certo que as horas estudadas serão de grande valia para aprimorar os estudos do início do ano\", afirma Sergio Camargo, advogado especialista em concursos.
\"Se ele está na iminência de uma prova, deve descansar nos dias das festas e aproveitar as festividades para manter o ritmo\", diz Felippo. Segundo ele, viagens longas também devem ser deixadas de lado.
Estudo depois do descanso
Já a advogada Denise Cardoso, de 46 anos, vai descansar durante o fim de ano. Ela vai tentar uma das vagas do concurso para agente da Polícia Federal, com provas marcadas para o dia 21 de dezembro. \"Terei meu descanso merecido e oportuno\", comemora.
Para quem, como a Denise, vai deixar o estudo para depois das festas de fim, os especialistas lembram que é importante manter o ritmo.
\"O candidato tem que voltar com a corda toda, com muita vontade. Mas não adianta estudar 24h por dia no pós-festas, pois o rendimento não será o mesmo. O conselho básico é continuar no ritmo de estudo, ajustando os possíveis desvios do planejado\", diz Marques.
Reportagem: G1 concursos de 15/12/2014.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora