Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

04/02/2014

DICA DE COMO ESTUDAR PARRA CEF - Artigo de Lia Salgado

O salário de R$ 2.025,00 para uma jornada de trabalho de 6 horas diárias é acrescido de diversos benefícios. Além disso, o valor pode ser elevado depois que o candidato for aprovado, por meio de ascensão interna na carreira.

\"Os candidatos não devem se impressionar pelo fato de o concurso ser para cadastro de reserva: a Caixa costuma contratar muitos aprovados. Além disso, há previsão de aumento de quase 10 mil funcionários até 2015, o que torna o concurso ainda mais atraente.
Quem já vinha estudando para a área bancária saiu na frente da concorrência. Mesmo o candidato que está com foco no concurso do Banco do Brasil (com prova prevista para 9 de fevereiro), se desejar, terá condições de fazer ajustes para participar do concurso da Caixa, já que muitas disciplinas são comuns aos dois certames e a prova da Caixa está prevista para 30 de março.
Quem vai começar agora também pode conseguir um bom resultado, desde que tenha disciplina e seriedade no estudo. As matérias cobradas na prova de conhecimentos básicos são: português, matemática (com pontos de matemática financeira), raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação.
A disciplina de português vale 28 pontos (14 itens com peso 2). Todas as outras juntas terão 36 itens para análise, com peso 1.
A prova de conhecimentos específicos terá atendimento e conhecimentos bancários; serão 70 itens com peso 2, ou seja, a parte mais significativa da prova.
Haverá ainda prova discursiva, que será um texto sobre os tópicos dos conhecimentos específicos, valendo 20 pontos no total.
É preciso cuidado, porque o tipo de questões é muito diferente de outros concursos da área bancária, mesmo para a Caixa, que em geral apresentam questões de múltipla escolha. No atual concurso, serão apresentados itens para o candidato marcar C (certo) ou E (errado). É um tipo de prova típico da banca examinadora Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e bastante diferente das demais bancas. Mesmo em 2010, quando o Cespe elaborou a prova para o concurso da Caixa, não optou por esse modelo.
É muito importante que o candidato busque na página da própria banca provas de outros concursos de nível médio com matérias que serão cobradas no concurso da Caixa, e treine a resolução de questões de provas anteriores com esse modelo para se acostumar.
Esse é um tipo de prova que demanda mais tempo e total atenção do candidato, porque não há como eliminar alternativas, e cada questão terá de ser decidida individualmente. Além disso, não é indicado chutar muitas respostas, porque cada item marcado incorretamente significará 1 ponto negativo (ou 2, no caso de itens que tenham peso 2), o que equivale dizer que uma marcação errada anula uma ou 2 corretas.
Infelizmente, deixar em branco também não resolve, porque é preciso fazer uma boa pontuação para ficar bem classificado.
As provas de 2010, do Cespe/UnB, e as de 2012, da Cesgranrio, devem ser resolvidas, após o estudo da teoria, para o candidato perceber quais pontos precisam ser reforçados, lembrando de desconsiderar tópicos que estejam nos editais passados, mas não constem do edital atual.\"
Fonte: G1 Carreiras e Concursos.
Dica do SOLUÇÃO:
POR ISSO É TÃO IMPORTANTE ESTAR BEM PREPARADO! SE DESEJA FAZER UM CURSINHO, O SOLUÇÃO É O MELHOR PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS PÚBLICOS!

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora