Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

15/07/2013

Edital do Banco Central nesta sexta - 19/07!!!

poucos dias da publicação do edital - que ocorrerá até a próxima sexta-feira, dia 19, segundo fonte -, a distribuição das 100 vagas de técnico (nível médio) e 400 de analista (superior) do concurso do Banco Central (BC) é um segredo guardado a sete chaves pela autarquia. Nem mesmo o formato do concurso para esses cargos, nacional ou regionalizado, é revelado pelo banco.

Em 15/07 a Divisão de Atendimento ao Cidadão da autarquia permitiu o acesso ao resultado do processo de mobilidade interna do banco, que segundo o Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) do BC, seria utilizado na distribuição das vagas do concurso. Uma análise da movimentação gerada pelo processo de remoção permite dizer que, caso queira repor as perdas previstas na sede e nas regionais (a mudança de praça só deverá ser efetivamente realizada após a nomeação dos novos servidores), o banco deverá incluir no concurso pelo menos 18 vagas de técnico e 100 de analista em Brasília; oito de técnico e três de analista em Belém; duas de técnico em Porto Alegre; e uma de técnico em Salvador.
Nesse cenário, as demais vagas do concurso, 71 de técnico e 297 de analista, poderiam ser distribuídas por qualquer localidade, conforme o interesse do BC. Isso porque, segundo a Divisão de Atendimento ao Cidadão do banco os cargos vagos existentes são alocados segundo a necessidade detectada, não havendo definição prévia do número de total de vagas em cada praça. Outra observação possível no resultado da remoção interna é que São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte irão receber, em função desse processo, um número significativo de analistas, o que pode fazer com que essas localidades não contem com vagas no concurso externo. No que diz respeito ao Rio de Janeiro, o presidente regional do Sindicato dos Funcionários do Banco Central (Sinal-RJ), Sérgio Belsito, já afirmou que a cidade ainda precisa de mais servidores e que o sindicato cobraria a destinação de parte das vagas do concurso para a capital fluminense.
Para representantes das categorias, a seleção terá vagas distribuídas por localidade, com as chances para as dez capitais onde o BC está presente.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora