Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

20/09/2011

Estudo sustenta a realização de novos concurso em âmbito federal.

O estudo sobre a evolução do quadro de servidores públicos do país, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no dia 08/09 será utilizado para embasar um ofício que será encaminhado à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, cobrando a retomada dos concursos no Executivo federal.

De acordo o comunicado \"Ocupação no Setor Público Brasileiro: tendências recentes e questões em aberto\", produzido pelo Ipea, em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, verificou-se em 2010 um prenúncio de nova elevação do número de aposentadorias no quadro de servidores públicos federais, com o número dos que passaram à inatividade superando a casa dos 10 mil no ano.
Segundo Josemilton da Costa, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a entidade irá usar o documento cobrando o fim do adiamento dos concursos que foi anunciado no início de 2011: \"Nós vamos utilizar esse próprio estudo do Ipea para encaminhar um ofício à ministra Miriam Belchior, para que ela retome os concursos públicos e dê uma contraordem àqueles que foram suspensos\", disse ele, referindo-se aos efeitos da Portaria nº 39, que suspendeu autorizações para concursos e para provimento de cargos, por tempo indeterminado.
O secretário-geral da Condsef voltou a alertar sobre a possibilidade de cerca de 100 mil servidores públicos federais se aposentarem nos próximos quatro anos. \"O próprio governo reconhece a necessidade de fazer concurso público e de repor o número de aposentadorias que vão ocorrer\", afirmou ele.
\"Esse estudo é do próprio governo. Então, nada mais lógico do que o governo retomar imediatamente o processo de concursos públicos. Se não em 2011, que pelo menos 2012 não seja como este ano\", cobrou Josemilton da Costa, que também já ressaltou a existência de uma defasagem de 500 mil trabalhadores no serviço público.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora