Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

22/11/2017

IBAMA: falta de agentes prejudica a luta contra desmatamento

Este ano o Brasil atingiu o índice mais alto de desmatamento desde 2008. Os dados estão diretamente ligados a falta de funcionários para a fiscalização. Um dos principais órgãos de combate ao desmatamento no país é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e a atual situação no número de agentes da instituição é crítica.

Hoje o IBAMA conta com apenas 930 agentes por todo o país. Este número, que já é alarmante, deve cair drasticamente até o final do ano. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema Nacional), Nicélio Silva, muitos agentes irão se aposentar até o final de 2017: “nossa carência de pessoal é muito grande. Além do déficit de 1.600 servidores, temos cerca de 700 que irão se aposentar nos próximos meses”. Sérgio ainda ressalta que este número reduzido de funcionários afeta diretamente a fiscalização no combate ao desmatamento e as queimadas. “Já perdemos muita gente, precisamos de reposições”, destacou.
A solicitação do IBAMA para o Ministério do Planejamento já foi feita. Dentre as 1.630 vagas pedidas, 610 são para técnico administrativo (nível médio), 270 para analista administrativo (nível superior) e 750 para analista ambiental (nível superior).
Os vencimentos iniciais para nível médio são de R$3.950,94 e para nível superior R$8.931,84. Além de benefícios, como vale alimentação e vale transporte, os candidatos aprovados também poderão contar com acréscimo de gratificação em caso de possuírem alguma especialização, doutorado ou mestrado.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora