Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

14/09/2016

ABIN prevê publicar edital entre 2017 e 2018.

A direção geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou ao Correio que a preparação e a realização de um novo concurso público estão entre as ações previstas para o biênio 2017/18.

De acordo com a assessoria do órgão, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen, tem realizado ações no sentido de encaminhar iniciativas relacionadas à questão do processo seletivo.
Sobre o ano que vem, ainda não há decisão final do Planejamento. Conforme anunciado em junho pelo Correio, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, declarou que o governo federal não prevê novas seleções neste ano e nem no próximo. Mesmo assim, a Abin pediu a abertura de 650 vagas para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017. Seriam 250 para o cargo de oficial de inteligência, 200 para oficial técnico de inteligência, 110 para agente técnico de inteligência e 90 para agente de inteligência. Foi pedido que as oportunidades fossem preenchidas de modo escalonado, com nomeações dividas em quatro anos, de 2017 a 2020.
O Projeto da LOA para 2017 ainda está em tramitação no Congresso Nacional, a previsão é de que seja votada em dezembro pelos parlamentares. Nela, o inciso V, do § 12, do artigo 84 do projeto, condiciona a realização de concurso público somente para os casos em que os respectivos editais tenham sido publicados até 31 de agosto deste ano, limitados à quantidade de vacâncias que venham a ocorrer em 2017, e até o respectivo número de vagas previstas ou com prazo improrrogável vencendo em 2017.
Histórico
O último concurso público para as carreiras de inteligência foi realizado em 2010. Foram ofertadas 80 vagas – 50 para oficial e 30 para agente. Os salários eram de R$ 10.216,12 e R$ 4.211,04, respectivamente. No total, 49.275 candidatos participaram da seleção, que foi organizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). O Ministério do Planejamento autorizou um acréscimo de 20 vagas (oficial técnico de inteligência) ao número previsto no edital, fazendo com que 100 classificados fossem empossados na agência.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora