Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

25/01/2016

Concurso CAIXA fica para 2017

Foi em clima de decepção que a comissão dos aprovados do concurso de 2014 da Caixa Econômica Federal (CEF) e sindicalistas deixaram a última reunião com representantes do banco na sexta, dia 22.

É que no encontro, membros da estatal alegaram que, no atual momento, não há como elaborar um cronograma com previsão de convocação de mais classificados no certame nem como realizar uma nova seleção pública em 2016, já que segundo eles, é preciso cortar gastos.
Nem mesmo as 3 mil vagas em aberto oriundas do Plano de Apoio à Aposentadoria da Caixa (PAA) serão repostas, segundo representantes do banco, que enfatizaram ainda que, mesmo com a validade do último concurso de técnico bancário terminando em 16 de junho (já prorrogada), não haverá novo concurso e nem existe uma estimativa disso para 2016. Os dirigentes da Caixa informaram os sindicalistas que os preparativos de um certame demoram em média ano para serem feitos e, até agora, não foi elaborado sequer um planejamento disto.
Segundo representantes da comissão dos aprovados da empresa, os membros da Caixa que estiveram no encontro disseram que, mesmo que este ano se aposentem mais 2,3 mil empregados, eles não serão repostos, o que agravará a carência de pessoal. O banco federal conta hoje com 97.441 funcionários em seu quadro, mas uma portaria publicada pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no final de 2015, autorizou a estatal a ter até 97.732 profissionais. Logo, hoje a Caixa tem 291 cargos vagos.

\"Definitivamente, não há nenhuma boa vontade da empresa para reverter a situação de sobrecarga e adoecimento que toma conta de unidades em todo o país. Como os dirigentes da Caixa estavam representando Dilma Rousseff, visto que o pedido foi de um encontro com ela, vamos relatar à presidenta toda nossa insatisfação. Esse posicionamento, que vem desde a campanha salarial passada é inadmissível\", reforçou Genésio Cardoso, membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Para tentar reverter essa situação, a comissão de aprovados da última seleção do banco pretende solicitar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que ajuíze uma ação civil pública, para tentar prorrogar pela terceira vez o prazo de validade do certame por mais dois anos, o que possibilitaria novas chamadas de parte dos 34 mil classificados que estão no aguardo.
Fonte: Folha Dirigida.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora