Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

18/09/2014

Em entrevista exclusiva ao Jornal Folha Dirigida o diretor da Guarda Municipal de Curitiba fala sobre o concurso.

O diretor da corporação, Claudio Frederico de Carvalho, afirmou em entrevista exclusiva à Folha Dirigida que a Procuradoria Geral do Município e a organizadora, Funpar, ainda estão trabalhando para que o contrato seja firmado.

O edital do concurso para a Guarda Municipal de Curitiba, que vai abrir 400 vagas de nível médio, estava previsto para ser divulgado ainda em setembro, mas essa previsão não será cumprida.A organizadora ainda está fazendo as alterações finais no edital.
Até que o edital seja publicado a orientação é a de que os candidatos devem manter os estudos. As etapas da seleção serão as mesmas do último concurso, de 2008: prova objetiva, teste de aptidão física, investigação de conduta e avaliação psicológica.
\"O ideal é que eles conheçam bem a Constituição, o Estatuto do Desarmamento, a Lei Maria da Penha e o Estatuto Geral das Guardas Municipais\". Além disso, o condicionamento físico normal. Creio que seja interessante estudar pelo edital anterior, pois grande parte que foi cobrada, as disciplinas, geralmente acabam caindo. Por exemplo, a Hidrografia de Curitiba, História do Paraná, são pontos fundamentais que se conheçam.

O que está faltando para a publicação do edital da GM Curitiba são, segundo Carvalho, os últimos desembaraços da área jurídica. A Procuradoria Geral do Município está em parceria com a organizadora avaliando os critérios para o contrato ser celebrado. A partir daí é que teremos a abertura do procedimento. Não temos um dia certo. Primeiro, vamos fechar o contrato, passar pelo RH para ter o edital.
Em virtude deste atraso, o diretor foi perguntado se há previsão para contratação de mais do que 400 guardas ao que respondeu não existir previsão para mais que isso. As 400 vagas vão atender às necessidades emergenciais. Formação de cadastro reserva será analisada pelo RH
Perguntado a respeito da previsão para início das convocações, o diretor informou que não possui essa informação. Só a partir do contrato firmado efetivamente é que vamos ter uma ideia de prazo.
Além da escolaridade de nível médio, os outros requisitos para concorrer ao cargos de Guarda Municipal, nos termos do Estatuto Geral das Guardas Municipais são ter nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos e ter bom condicionamento.
Quanto a remuneração o diretor explicou que o vencimento básico é de R$1.500, acrescido de 50% de risco de vida. Os Guardas Municipais são regidos pelo regime estatutário e por isso têm alguns benefícios quanto ao decênio, além do sistema de saúde da Prefeitura de Curitiba.
Fonte: Folha Dirigida.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora