Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

10/10/2016

Divulgada sentença da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para chamar aprovados de 2014.

Foi divulgada na última quinta-feira, dia 6, a sentença da Caixa Econômica Federal (CEF) impetrada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins), relativa à convocação dos aprovados nos concursos de 2014 para técnico bancário, médico e engenheiro do trabalho.

De acordo com o documento, assinado pela juíza Natalia Queiroz Cabral Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), a validade desses concursos ficará suspensa até que a estatal cumpra todas as medidas da sentença. Além disso, a empresa terá até seis meses para apresentar um estudo de dimensionamento do quadro de pessoal, com indicativo das reais necessidades de contratações. E caso não cumpra esse prazo, terá de pagar R$500 mil de multa.

A sentença traz a melhor notícia para os aprovados: a empresa pública será obrigada de convocar até 8 mil classificados nessas seleções. O presidente da Comissão dos Aprovados dos Concursos de 2014 da Caixa, André Pinheiro, explicou na última sexta, 7, como se chegou a esse número.

\"Esse quantitativo foi definido baseado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015 da Caixa. Quando foi elaborado, o documento indicava 103 mil empregados no quadro do banco, e que mais 2 mil teriam de ser contratados. Só que como depois disso foram demitidos mais de 5 mil profissionais, a juíza determinou a reposição deles mais os 2 mil já previstos no acordo. Mas a Caixa se recusava a chamar, porque já havia convocado 2 mil aprovados desses concursos. Só que a cláusula 50 do ACT é clara: é 2 mil funcionários a mais, ou seja, além dos classificados nas seleções\".

Para o presidente da Comissão dos Aprovados, essa sentença foi a vitória de dois anos e meio de luta. \"Paramos as nossas vidas por esse concurso. Foi um processo muito desgastante. E nele, gostaria de agradecer sobretudo a dois membros da comissão: Thais Carvalho e Gerrana Faveiro, que foram incansáveis pressionando o Ministério Público e o TRT em Brasília\", destacou.

André continuou. \"A juíza Natalia foi extremamente justa na decisão e não flexibilizou muito nem para nós nem para o banco. Esperamos agora que a Caixa honre essa decisão e a cumpra na íntegra\", pontuou. Como o processo acabou em 1ª instância, a Caixa poderá recorrer da sentença na 2ª instância. Procurado, o banco não confirmou e nem negou, até o momento, se fará isto. No total, mais de 30 mil aprovados aguardam convocação desde que os concursos foram homologados.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora