Curso Preparatório

Fique por dentro dos próximos concursos

06/06/2016

DIPLOMACIA abre 30 vagas - nível superior.

O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, abriu concurso público para 30 vagas de diplomata. O salário é de R$ 15.005,26. Do total de vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência e 6 são reservadas para candidatos afrodescendentes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação, a ser realizado em Brasília.
As inscrições devem ser feitas de 8 a 20 de junho pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia. A taxa é de R$ 225.
O concurso terá quatro fases: prova objetiva, constituída de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; e prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.
Etapas
A prova objetiva terá 73 questões, sendo 14 questões de língua portuguesa, 13 questões de língua inglesa, 12 questões de política internacional, 11 questões de história mundial, 6 questões de noções de direito e direito internacional público, 6 questões de noções de economia, 6 questões de história do brasil e 5 questões de geografia.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de julho, em duas etapas: a primeira às 10h, com duração de 2h30; e a segunda às 15h, com duração de 3h30. Os locais e o horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia, a partir da data provável de 19 de julho.
A prova escrita de língua portuguesa será aplicada na data provável de 17 de setembro, às 14h, com duração de 5 horas, e consistirá de redação sobre tema geral, com a extensão de 600 a 650 palavras e de dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com a extensão de 120 a 150 palavras cada um.
Instituto Rio Branco, que forma diplomatas.
A terceira fase constará de seis provas escritas. No dia 18 de setembro serão língua inglesa e história do Brasil, no dia 24 de setembro serão política internacional e geografia e noções de economia; no dia 25 de setembro serão noções de direito e direito internacional público e língua espanhola e francesa. As provas da terceira fase terão a duração de 4 horas cada uma, com início às 9h e às 15h.
Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
O resultado final no concurso será divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia e publicado no Diário Oficial da União na data provável de 16 de dezembro.
O Instituto Rio Branco foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Trabalhe conosco

Faça parte da nossa equipe.

Envie seu currículo

Documentos

Banco de provas e gabaritos.

Clique aqui

Resultados

Confira os resultados dos concursos.

Confira aqui

Depoimentos

Alguns testemunhos de nossos alunos.

Acesse agora